quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Deu no jornal: São Paulo planeja aterro ao lado da Serra da Cantareira

terça-feira, 26 de agosto de 2008
Prefeitura tenta colocar em funcionamento dois depósitos, mas especialistas consideram sistema ultrapassado

Eduardo Reina - O Estado de S. Paulo

  SÃO PAULO - Há um ano sem aterros sanitários próprios para destinar as mais de 13 mil toneladas de lixo produzidas diariamente na capital, São Paulo corre contra o tempo para conseguir licenciar novos lixões junto aos organismos estaduais. Uma área na zona noroeste deverá abrigar um novo aterro sanitário para depósito de parte do lixo da cidade. Outra, na zona leste, está em fase mais adiantada, mas aguarda licença de instalação para início das obras.

O novo aterro em estudo, cuja localização não está sendo divulgada para evitar invasões e especulação imobiliária, fica em Perus, e está localizado ao lado da Serra da Cantareira, área de proteção ambiental. A Secretaria Municipal de Serviços informou que foram apresentadas três áreas na região administrada pela empresa Loga, na região, que passam por uma análise de viabilidade de uso e ocupação.

Mas, de acordo com o geógrafo Otávio Cabrera De Léo, cuja dissertação de mestrado tratou dos aterros paulistanos, esses equipamentos são modelos que estão com os dias contados, se nenhuma estratégia de coleta seletiva for implementada. "Na Grande São Paulo é preciso tratar a questão do lixo de forma metropolitana. Na prática, isso já acontece, pois o lixo da capital é levado para a cidade de Caieiras. Mas os municípios devem tratar esse assunto de forma consorciada."

O novo aterro substituirá o Bandeirantes, já esgotado e com licença de funcionamento expirada desde março de 2007. "A Prefeitura recebeu os estudos pertinentes e obrigatórios por contrato. Por razões estratégicas - e para não haver especulação imobiliária -, os locais apresentados são sigilosos", disse o presidente da Loga, Luiz Gonzaga Alves Pereira.

Esse novo lixão, com vida útil estimada de dez anos, deverá receber aproximadamente 6,5 mil toneladas por dia. Hoje, o lixo que tinha como destino o aterro Bandeirantes vai para uma área particular em Caieiras. São Paulo não tem custos sobre a operação, mas perde a médio prazo com a venda de créditos de carbono, gerados com a utilização do gás produzido no aterro e transformado em energia. Atualmente, a usina instalada no Bandeirantes gera energia para abastecer cerca de 200 mil pessoas em Perus.

A área onde deve ficar o novo aterro já teve declaração de utilidade pública decretada em 2004, na gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). O bairro é cercado por árvores, animais são criados soltos nas ruas de terra e há por ali chácaras, fazendas e córregos.

Tramita na Comissão de Análise Integrada de Projetos de Edificações e de Parcelamento do Solo (Caieps) da Secretaria de Planejamento um projeto para modificar a qualificação do zoneamento na área. Mesmo que isso ocorra, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente ainda deverão aprovar a viabilidade do novo empreendimento.

Compostagem

"É preciso rediscutir a política pública de resíduos sólidos na cidade. O lixo dos paulistanos vai para as cidades vizinhas. E os aterros que recebem esses resíduos terão vida útil de mais cinco anos. Queremos que a capital pense agora o que fazer nesses próximos cinco anos, para evitar o caos do lixo", alertou José Vicente Pimenta, coordenador da campanha "Mais vida, menos lixo". Ele sugere a criação de centrais de compostagem em todas as regiões de São Paulo para resíduos orgânicos e postos de reciclagem para resíduos secos.

Novos métodos de tratamento dos resíduos, como as usinas de compostagem, também são a sugestão de Carlos Bocuhy, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e diretor do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam). "Não tem como ter (aterro) sem sacrificar algo. Ou se desmata ou se sacrifica a população de um bairro."

link da meteria original
Fonte Estadão

domingo, 24 de agosto de 2008

Quadro de avisos: Vamos fazer uma passeata na av. Paulista?

Vamos fazer uma passeata na av. Paulista?



Vamos reclamar da alta da inflação.

E do aquecimento global.

Vamos pedir a queda do Dunga na seleção canarinho.

E pedir a volta de Felipão.

Vamos reclamar da guerra no Iraque.

E pedir a libertação do Tibet.

Vamos reclamar da falta de segurança na aviação.

E pedir a mais segurança nas ruas.

Vamos reclamar do transito.

E pedir o fim das passeatas na Paulista!
 

Quem sabe assim os políticos vejam e esta vergonha acabe!
 

E vamos agora que outra passeta ja vai chegar lá


Motivos para a gente parar a avenida mais importante de São Paulo, cartão postal da cidade, não faltam!

E só querer e paramos metade da cidade. Impedimos o acesso a uns quatro ou cinco hospitais no mínimo.

Chamamos a atenção da imprensa e do povo paulista.

Aquele que fica uma a duas horas a mais no ônibus, graças aos congestionamentos. Que pega o metro mais cheio ainda. Que fica no transito pensando no quanto da vida esta perdendo ali parado.

 E fica só “elogiando” quem fez a tal manifestação!

Agora quem deveria não só ver, mas realmente tomar uma atitude, bom esses fazem que não viram nada.

Cadê o prefeito Gilberto Kassab?

Cadê o Governador Jose Serra?

E a policia?

A lei que proíbe manifestações em vias publicas, não existe?

 E o direito dos outros cidadãos desta cidade como ficam?

Nos Governos Covas e Alckmin não havia esta zona.
Não me lembro de manifestações na avenida nestes governos.
Lembro sim, dos professores na Praça da republica e de Covas abrindo caminho no meio da multidão para entrar na secretaria da educação.
Fazendo valer seu direito constitucional de ir e vir.

Falta pulso ou é medo de usar a força para fazer valer a lei na cidade?

Ate quando vamos ter de conviver com esta situação?

 Ps: Os professores merecem ganhar mais. Mas tem de respeitar a lei. Como qualquer cidadão desta cidade. Agindo assim, ensinam aos nossos filhos que vale tudo por um resultado.


leia também:

Rebeldia sem causa ou desviada?

Rebeldia sem causa ou desviada?

REBELDIA
texto:
Marcelo Soares

O Brasil vive dias interessantes. O STF permitiu que políticos de notórios antecedentes sejam candidatos, pouco antes de proibir a polícia de algemar quem prende. A Istoé diz que o secretário do PT teria desviado R$ 700 milhões. O trânsito de São Paulo continua caótico, e os candidatos ficam apontando um para o outro. Um amigo meu, depois de ser multado pela patrulha da cachaça, defende que se passe a encher a lata em casa, deixando a cidade para os bandidos - que já estão tomando conta dela, afinal.

Com todo esse contexto na cabeça, eu abri um sorriso quando vi muitos jovens e alguns adultos se reunindo sob vão livre do Masp, neste sábado nublado, carregando cartazes, para um barulhento protesto. A polícia também se aproximava. Na última vez em que vi isso, quando o Bush esteve em São Paulo, demorou pouco pra rolar bombas de efeito moral.


Bom, durou pouco minha alegria. O protesto era contra o fim do grupo mexicano Rebelde, vulgo RBD. Eu mal sabia que eles existiam, agora fico sabendo que vai acabar. Os adultos dentro do grupo estavam lá para acompanhar os filhos. Nada de "fora Lula", nada de "fora Kassab", nada de "fora Serra", nada de "Dunga, pede pra sair".

A gritaria saiu caminhando pela Paulista. Camionetes da Pepsi aproveitaram o ensejo para promover o refrigerante, no que foram devidamente atendidos pelos adolescentes de anteninhas e asinhas de anjo. Uma rebeldia de shopping-center, enfim, devidamente empacotada para consumo imediato.

Os pais, por sua vez, faziam clássicas caras de "onde é que eu vim amarrar meu bode". Os que passavam em carros cheios de pré-púberes com cartazes ainda faziam-lhes o favor de buzinar na passeata.

Ótimo: eles já aprenderam a forma, já aprenderam a organizar um protesto. Falta só o conteúdo. Assunto não vai faltar se, a partir de amanhã, ao abrirem o jornal pra ver se falaram do protesto, eles se derem ao trabalho de olhar o restante do noticiário.
Do blog:
E você com isso?: Rebeldia

leia mais:

Quadro de avisos: Vamos fazer uma passeata na av. Paulista?

Sobre a resenha, posts pagos e outras historias de problogers!






Três semanas atrás recebi um e-mail de uma agencia de publicidade especializada em internet. Que me perguntava se toparia receber uma copia da biografia de Paulo Salim
Maluf.
E se depois de ler poderia postar uma resenha.
Nessa hora há muito já tinha na mente uma matéria sobre post pagos. Isso após uma certa confusão que houve no universo dos problogers e afins.
No caso o lançamento do novo isotônico da Coca Cola: o I9.
Na questão da I9, vários blogueiros receberam uma amostra para degustação, e agência de publicidade da Coca pediu para cada um posteriormente publicar um post de opinião sobre a mesma. Para quem não soube do caso houve uma certa celeuma, pois ficou no ar uma discussão sobre se deveriam ou não postar, se seria considerado um post pago#, se seria ético, e por fim, se as opiniões seriam verdadeiras.

Coloque-se no lugar de um deles... Chega a gigante Coca Cola company e te pede uma opinião sobre um produto.
É ai? Ficar "de mal" com a Coca ou não (deve ter tido neguinho pensando: Faço um post legal é de repente as portas das agências de publicidade se abriram para mim, e dinheiro saira voando dê-la para cá.).  Outros pensaram: Oba mais brindes virão (quem sabe uma viagem com tudo pago ate Atlanta* ou Las Vegas...).
Eu já tinha ganho algumas coisas via Web, através de participações em sites. Mas nada de alto valor. Cerveja, brindes, um livro (que alias nunca chegou), e ingressos de teatro e Pré-estréia no cinema.
Portanto de baixo valor. Assim como o livro de Maluf.

Eu pessoalmente não me importo em ter opinião.
E dou de bom grado a mesma todos os dias em meus blogs.
Seria contra-senso não dar opinião sobre um livro não é?
Ainda mais se o tema ser justamente relativo a um de meus blogs. No caso a cidade de São Paulo e seus personagens e historias, além dos problemas da cidade.
E cheguei a imaginar a possibilidade escrever sobre o assunto em alguma oportunidade (Tanto do caso I9 como da Biografia).
No caso da Coca/I9, acho que ter opinião não seria antiético desde que assim como faço agora, ficasse claro desde o inicio que houve um pedido.
E que o blogueiro aceitou e tem de certa forma a ver com o conteúdo do blog.  Já pensou se houve-se um blog tipo Eu odeio a Coca Cola (só falta haver um!) e o sujeito posta um texto a favor de uma bebida da mesma (e eu sei que é ilógico, pois a agencia não o escolheria).
Bom... Para encerrar posto hoje tanto a minha resenha como este texto, para que meus parcos leitores (parcos**mas de uma boa vontade imensa para com este humilde e iletrado escritor) saibam da situação como o texto e o livro saíram.

Posso até postar uma opinião, mas jamais sem abrir o jogo com os meus leitores.

*sede da Coca Cola
**Para alguns que não saibam o significado desta palavra: Poucos

Trechos das mensagens trocadas com a agência:

editora: A nossa idéia é enviar um exemplar do livro para que você possa escrever uma resenha a respeito, com a sua opinião sincera, seja ela positiva ou negativa.
Por favor, me avise se há interesse.
minha resposta:
Sim se for sem compromisso..
Mas admito que provavelmente terei opinião.
abraços
editora:
Então...é sem compromisso sim, gostaria muito que vc comentasse a respeito do livro, se possível com foto e link para o mini-site.
Queremos que vc dê a sua opinião sincera a respeito do livro, não se preocupe quanto a isso.
# Post pago: é quando um cliente ou agência paga para um blog postar sobre determinado assunto. Prática oriunda da propaganda, onde o negócio das agências é comprar espaço e (não é uma crítica, é um fato) não conquistar relacionamentos. Neste caso, as agência contratam blogs que tenham uma grande audiência e têm certeza que esta mensagem será vista por ela.

Leia mais:

Resenha: Ele. Maluf, Trajetória da Audácia

Profissionais defendem ação da Coca com blogueiros

Coca-Cola lança i9 Hidrotônico com ação para blogueiros

sábado, 23 de agosto de 2008

Resenha: Ele. Maluf, Trajetória da Audácia

Figura emblemática da política Paulista e sem duvida alguma nacional.
Paulo Salim Maluf e figura sem par na historia recente da política Brasileira.
Nunca na historia recente do Brasil, tivemos alguém que de, exemplo do mais perfeito administrador, e homem de visão. De um dia para o outro se se transformara em grande paria e vilão.
Para logo em seguida novamente retornar nos braços do povo, e tornar-se novamente candidato a ser batido ao cargo mais alto do país.
E após eleger seu sucessor, cair junto deste num lamaçal de acusações e ações policiais.
Que inclusive o levaram junto com seu filho Flávio a prisão.

Eis que em plena campanha eleitoral na cidade em que por duas vezes foi prefeito e uma governador, e tentando o terceiro mandato de prefeito.
Sai (mera coincidência?) uma espécie de autobiografia de Paulo Salim Maluf.
Depoimentos prestados por ele a Tão Gomes Pinto, Jornalista e ex-editor e diretor da revista Veja.

Ele
Maluf, Trajetória da Audácia. 240 paginas.
Depoimento a Tão Gomes Pinto.

Da editora Ediouro.

Título do livro e como já citei, depoimento de Maluf a Tão e, portanto, baseado nas lembranças dele e não numa detalhada investigação do biógrafo.
Livro que tem então por assim dizer, a Alma de Maluf em cada frase. Para o bem ou para o mal.
Como o próprio autor diz: Ainda hoje Paulo Maluf e capaz de despertar amor e ódio.

O livro enfim

Após ler o livro posso dividi-lo em cinco partes.
A chegada da família ao Brasil e origem da sua fortuna.
Ate os primeiros anos de Maluf na política.

Os últimos anos da ditadura e começo da Nova (nova?) República, e as tramóias de lado a lado para escrever os capítulos da mudança de regime.
Alias esta e a anterior são as mais deliciosas paginas do livro, contando os meandros da politicalha nacional no findar da era dos generais, e mostrando que as coisas mudam, mas ficam iguais.

A terceira parte foca nas campanhas e mandatos de 1986 ate hoje. Esta ainda tem momentos interessantes e relevantes da política Paulista.

A quarta parte é basicamente uma defesa biográfica, uma tentativa de recompor a verdade (seja ela qual for). Apresentando explicações para as denuncias e sua prisão.

Por fim o livro se encerra com imagens da historia de Paulo Maluf e família, e citações de obras e imagens deste.

Resumo

Para quem viveu e vive a política paulista com eu.
Vê Paulo Maluf como figura ora de brilho intenso, como nas campanhas a presidência de 85 e a vitoriosa campanha a prefeito 1992.
Ora de sombras, graças ao infindável rol de denuncias que o perseguem desde do primeiro mandato de prefeito biônico em 1969/71.
Nesse vai vem já foi prefeito duas vezes e governador uma, mostrando força política típica de quem elegeria até poste. Elegeu um carioca (Celso "poste" Pitta) a prefeito em 1996. Duas vezes foi o deputado federal mais votado do país.
E em 1985 esteve próximo de ser o primeiro presidente civil e de certa forma de oposição aos Generais*.
Foi preso e mesmo assim neste momento, está em empate técnico com o atual prefeito Kassab na disputa a prefeitura de São Paulo (ambos estão entre a terceira e quarta posição).

Embora eu nunca tenha votado nele, muito ao contrario seja anti-malufista ferrenho.
Ao ler este testemunho admito que aos meus olhos, Maluf se tornou um personagem mais simpático e carismático.
Além de ser um verdadeiro paulistano da gema.

Vejo também que de certa forma, a imprensa o atacou talvez em demasia, e muitas vezes ate por preconceito como por exemplo no caso do Estadão: no livro cita-se uma frase que teria sido pronunciada por Julio de Mesquita Filho da família proprietária do jornal ao então governador de SP, Roberto de Abreu Sodré: "Sodré, esse Maluf eu nem conheço. Foi bem na Caixa (Caixa Econômica Federal). Mas o que não podemos concordar é que a cidade de São Paulo seja governada por alguém que come quibe"

E por fim por mais que o culpemos por gastos e desvios, como ele mesmo lembra a certa Altura, Maluf é Engenheiro da Politécnica da USP. Portanto conhecimento para obras ele tem. Nenhuma obra relevante dele que eu me lembre até hoje, apresentou Graves problemas estruturais ou mesmo falhas técnicas.
Ou seja, super faturadas ou não, obras das suas gestões estão ai ate hoje. Incluindo o memorial JK em Brasília, pago por SP.

Em suma um bom livro da historia política de Maluf e de SP.

O livro é como um capitulo da história de SP e do Brasil.
E Maluf é um personagem. Daqueles que nos fazem rir ou chorar e as vezes até torcer a favor.

*É de conhecimento da imprensa que nem Figueiredo então presidente (que constantemente dizia a seguinte frase: "esse turco f.d.p. não vai sentar na minha cadeira") e nem a alta cúpula militar era favorável a Maluf.

Link do livro AQUI

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Deu no jornal: Agora alvara de funcionamento sai via internet

10/7/2008 -

Um processo público que demora normalmente um ano será reduzido a 15 minutos - ou no máximo cinco dias - para comerciantes de Lapa, Barra Funda, Perdizes, Vila Leopoldina, Vila Jaguara e Jaguaré, na zona oeste da capital paulista. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), esses bairros contam com 54.773 estabelecimentos, dos quais 80% ainda precisam de regularização junto à Prefeitura. Desses, cerca de 15 mil poderão ser beneficiados pelo Programa São Paulo Mais Fácil, que agiliza a concessão de licença de funcionamento para lugares com até 150 metros quadrados.

O projeto fornece documentos pela internet e funcionou por um período de testes de dois meses em Santo Amaro, na zona sul, antes de ter início anteontem na Subprefeitura da Lapa. Até o fim de agosto, a licença eletrônica também estará disponível nas Subprefeituras da Mooca (zona leste), de Santana (zona norte) e da Vila Mariana (zona sul), segundo informou ontem a Secretaria Municipal de Desburocratização. "Com a exigência da metragem de 150 metros, acho que de 30% a 35% dos comerciantes em situação irregular da região da Lapa poderão ser beneficiados. Pretendemos dar início amanhã (hoje) a uma ampla campanha para orientar a retirada do alvará na internet", afirmou Lys dos Santos, diretor da Distrital Lapa da ACSP.

Para buscar a licença pela web, basta entrar no endereço eletrônica http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/desburocratizacao/spmaisfacil. Com a senha web fornecida no Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) e o número disponível no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o comerciante preenche uma série de declarações e, se os requisitos forem cumpridos, a licença já é emitida e pode ser impressa. Caso os dados fornecidos tenham algum tipo de restrição, como débito com impostos e taxas municipais ou infração ao zoneamento, a licença é negada.

Cabeleireiros, farmácias, lojas pequenas dos Shoppings West Plaza e Bourbon, quitandas, papelarias e confecções estão entre os principais estabelecimentos que serão regularizados. "Mas uma loja de conveniência, por exemplo, que geralmente tem menos de 150 metros, não poderá retirar o alvará porque está dentro de um posto, que tem sempre uma metragem maior que a permitida para a licença eletrônica", observa o diretor da ACSP.

O secretário municipal de Desburocratização, Rodrigo Garcia, afirma que o processo para a concessão do alvará eletrônico é totalmente seguro. Questionado sobre o motivo de criar um benefício a contribuintes em ano eleitoral, ele argumenta que não há uma flexibilização do governo municipal para a concessão de licenças. "Nossa fiscalização estará sempre observando se os dados prestados na internet correspondem à realidade. Nas licenças emitidas até agora em Santo Amaro não constatamos nenhuma desconformidade com os dados prestados."

Entre 5 de maio e 5 de junho, foram emitidas 27 licenças eletrônicas em Santo Amaro, o que representou 8,25% das 327 emitidas em toda a cidade de São Paulo. Não há nenhum balanço dos últimos 30 dias. O decreto que autorizou a instalação do São Paulo Mais Fácil na Lapa foi publicado ontem no Diário Oficial da Cidade.

A emissão da licença eletrônica não é a primeira medida contra a burocracia adotada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) no ano em que o prefeito tenta a reeleição. Em abril, o governo acabou com a necessidade do reconhecimento de firma em cartório para a retirada de documentos em órgãos municipais. "São medidas que foram estudadas ao longo da gestão e consolidadas após ampla discussão", justificou Garcia.

Texto do : www.estadao.com.br

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Quadro de avisos: Incêndio atinge parte do teatro Cultura Artística e compromete programação

Domingo, 17 de agosto de 2008

Um incêndio iniciado às 5h deste domingo destruiu grande parte do patrimônio do teatro Cultura Artística, localizado na região central da cidade de São Paulo. Espetáculos, como concertos da Orquestra Filarmônica de Liège (Bélgica) e peças teatrais, tiveram que ser transferidos para outras casas ou cancelados por tempo indeterminado.

Os bombeiros conseguiram abrandar as chamas às 6h30. No entanto, equipes passaram esta tarde tentando debelar os focos de incêndio. Eles suspeitam de que a causa do incêndio tenha sido uma tocha de balão

Alterações na programação
A equipe do Cultura Artística trabalha agora para transferir os espetáculos da programação do teatro para outros locais.

Os concertos da Orquestra Filarmônica de Liège (Bélgica), que seriam realizados no local nas próximas segunda e terça, foram transferidas para o Teatro Municipal de São Paulo, no dia 18 de agosto, e na Sala São Paulo, no dia 19. Os ingressos já adquiridos valerão para suas respectivas datas.

As apresentações das peças O Bem Amado e Toc Toc foram canceladas neste domingo. As datas das próximas apresentações permanecem indefinidas. De acordo com a diretora, aqueles que compraram entradas para apresentações futuras serão ressarcidos.

Construído no final da década de 1940, o prédio já abrigou os estúdios da antiga TV Excelsior e foi inaugurado com uma apresentação do maestro Heitor Villa-Lobos.

materia completa
Redação Terra

domingo, 17 de agosto de 2008

Singles de SP movimentam R$ 6 bi por mês

Domingo, 10 de Agosto de 2008

 brinquedos de solteiros...

Estadão por
Rodrigo Brancatelli

São Paulo tem 33% da sua população acima dos 18 anos formada por solteiros, um número até tímido se comparado com os de Salvador, Brasília ou Belo Horizonte. Ainda assim, esse mercado de solteiros na capital paulista é, de longe, o mais aquecido do País. Segundo um levantamento exclusivo feito pela Escopo GeoMarketing, empresa de consultoria especializada em pesquisas de mercado, os desimpedidos paulistanos gastam R$ 6,092 bilhões mensais, ou algo em torno de R$ 1.645 per capita.

O conceito de solteiro hoje em São Paulo envolve uma infinidade de setores, como condomínios com serviços de camareira, embalagens reduzidas de ovos e pãezinhos de forma, empresas especializadas em arrumação de quartos, cafeterias, restaurantes, grupos de viagem para Salvador, cruzeiros e toda uma sorte de serviços para quem vive só.

No ano passado, por exemplo, 20% dos empreendimentos residenciais lançados na cidade foram erguidos sob medida para os "singles", com unidades entre 30 e 95 metros quadrados, áreas de lazer reduzidas e serviços pay-per-use de arrumadeira. Já nos supermercados, as prateleiras estão repletas de porções individuais de frutas, legumes embalados, comida congelada, pizzas e até vinhos. Esses produtos em "doses" representam cerca de 7% do faturamento de empresas alimentícias. Nas lavanderias de São Paulo, quase 60% da clientela é "avulsa". E o setor automotivo, por sua vez, calcula que um em cada sete carros novos é comprado por solteiros.

"Solteiro não é visto com maus olhos, pelo contrário", diz a assessora de comunicação Camila Orantes, de 30 anos, que mora com os pais no Morumbi, zona sul de São Paulo. Há dois anos está sem namorado. "Vivo muito feliz assim, sem ninguém me cobrando. Acho que não consigo viver nessa obrigação de ligar todo dia para dar satisfação, ficar paparicando, essas coisas. Só minha avó que de vez em quando pergunta se eu não vou casar. Mas, fora isso, acho que faço parte de uma geração muito diferente, em que o casamento ou o simples fato de estar com alguém não é sinônimo de felicidade."

Leia mais
Matéria completa AQUI
Deu no jornal: As cidades mais solteiras do País

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O moderno revisitado - Pioneiros da fotografia experimental estão na mostra da coleção do Banco Santos, sob guarda provisória do Museu de Arte Contemporânea

Quinta-Feira, 10 de Julho de 2008

Pioneiros da fotografia experimental estão na mostra da coleção do Banco Santos, sob guarda provisória do Museu de Arte Contemporânea


Estadão por
Antonio Gonçalves Filho

Num texto fundador da modernidade, O Pintor da Vida Moderna, o poeta francês Charles Baudelaire opõe o homem ''comum'' ao artista, sendo o primeiro o indivíduo que compreende apenas as razões do mundo e o pintor, o homem que intervém nele, seguindo um movimento pendular entre o sonho e a manifestação do gênio. Baudelaire referia-se, enfim, a um artista com uma nova consciência do ser urbano, encarnado pelo pintor Constantin Guys, que buscava o eterno no cotidiano, pintando e desenhando personagens de bulevares, teatros e cabarés. A pintura deixava de ser uma arte da contemplação para ser uma arte da participação. Foi pensando em Baudelaire que a curadora Helouise Costa batizou de Fotógrafos da Vida Moderna a exposição que será aberta hoje, no MAC Ibirapuera, e que reúne alguns dos principais fotógrafos das duas primeiras décadas do século 20.

Como o pintor Guys, eles buscaram uma visão do mundo sintonizada com suas transformações entre os anos 1920 e 1950, momento em que emergem fotógrafos como Rodtchenko, Brassai, Cartier-Bresson, Kertész, Edward Steichen e Herbert List, alguns dos mestres da mostra que reúne 154 fotografias, sendo 124 delas da coleção de Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, que está sob a guarda provisória do Museu de Arte Contemporânea.

Foi há três anos que o MAC-USP recebeu da 6ª Vara Federal Criminal a guarda dessa coleção, exibida pela primeira vez ao público e que traz exemplares de fotos históricas. Estão lá desde as primeiras imagens experimentais de fotógrafos da vanguarda russa, como Rodtchenko, até os pioneiros da moderna fotografia no Brasil, entre eles o artista concreto Geraldo de Barros, passando por outros gigantes, dos quais basta citar os nomes de Man Ray, Robert Doisneau, Robert Frank e Jacques-Henri Lartigue para atestar a importância de uma mostra como essa.

Matéria completa AQUI

Serviço

MAC | Museu de Arte Contemporânea

Fotógrafos da Vida Moderna. MAC Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º, portão 3, Ibirapuera, 5573-9932. 3.ª a dom., 10 h às 18 h. Grátis. Até 28/9

Em SP, só 12% dos monumentos são ''adotados''

Programa da Prefeitura conseguiu apoio para manter 50 de 400 obras
Estadão por
Lais Cattassini

Apenas 12% dos monumentos artísticos que fazem parte do Programa Adote uma Obra Artística, da Prefeitura de São Paulo, foram adotados. Criado em 1994, o programa busca, na iniciativa privada, apoio para conservar 400 obras do patrimônio paulista. Somente 20 trabalhos foram contemplados até agora. Outros 30 recebem intervenções de conservação e restauro a partir de hoje.



As 400 obras disponíveis podem ser conservadas ou restauradas com o patrocínio de pessoas físicas ou jurídicas - basta que os interessados encaminhem ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura uma solicitação para a adoção. O site www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico orienta.



"É raro que empresas adotem monumentos. Ainda não existe a consciência de que o cuidado dessas obras é importante", diz Francisco Zorzete, da Companhia de Restauro, responsável pelas restaurações. Patrocinada pelo Grupo Votorantim, a companhia livrará da deterioração marcos artísticos, como o Monumento às Bandeiras, na Praça Armando de Salles Oliveira, e a escultura Depois do Banho, no Largo do Arouche.





As obras sofrem por motivos diversos. A maioria apresenta pichações, e algumas perderam pedaços - caso da escultura Guanabara, no Parque Anhangabaú, que perdeu o nariz e as pontas dos dedos. Um dos casos mais graves, segundo Zorzete, é o Monumento aos Fundadores de São Paulo, perto da Assembléia Legislativa: o monumento já não exibe mais uma placa de bronze com inscrições do momento retratado pelo artista Luiz Morrone, em 1962.



Acredita-se que até novembro todas as obras já estarão prontas. Segundo o Grupo Votorantim, durante a reforma os monumentos serão envoltos por painéis que explicarão a história e a importância de cada espaço escolhido.

Deu no jornal: Saturado, complexo do Anhembi ganha reformas

Terça-Feira, 12 de Agosto de 2008

Pavilhão de Exposições não tem mais data para eventos até 2015; para aumentar capacidade e trazer melhorias, obras começam a sair do papel
Estadão por
Rodrigo Brancatelli

Até o ano de 2015 - ou seja, daqui a duas gestões da Prefeitura e a uma Copa do Mundo em solo brasileiro de distância -, os 68 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi já estão totalmente reservados para centenas e mais centenas de eventos. De showroom de carros a aparelhos para dentistas, passando por encontros de líderes europeus a feira de cachorrinhos, esse dado serve como parâmetro para dar a São Paulo o título de capital latino-americana dos negócios, concedido pela Internacional Congress & Convention Association (ICCA, na sigla em português). São quase 90 mil eventos por ano, um a cada seis minutos, o equivalente a 75% de todo o mercado brasileiro.



Se por um lado essa batelada de números enche os cofres públicos (no ano passado, foram pelo menos R$ 2,9 bilhões de faturamento), há também o outro lado da moeda - não há mais espaço para atender à demanda. Eventos de médio porte, que não encontram mais teto em São Paulo, começam a mudar para Munique, Buenos Aires, Vancouver e Rio. Para não perder mais mercado, o complexo do Anhembi apresenta a partir desta semana uma série de reformas e melhorias para aumentar sua capacidade. Ao custo de R$ 28 milhões, os pavilhões foram renovados, modernizados e ganharam uma nova cobertura térmica para evitar que as pessoas morram de calor. O estacionamento foi informatizado e agora conta com 67 câmeras eletrônicas de segurança. Dois mezaninos também estão sendo destruídos para dar ao Anhembi mais 6 mil metros quadrados de área.

NÚMEROS

R$ 2,9 bilhões é o montante que as feiras injetaram em 2007 na economia paulistana

75% das feiras de negócios do País são realizadas em São Paulo

52% dos turistas vêm a cidade para eventos ou negócios

90 mil eventos são realizados por ano na capital paulista

23º destino de eventos é a posição de São Paulo no ranking da International Congress & Convention Association (ICCA)

500 mil empregos (diretos e indiretos) são gerados pelo turismo na cidade, que ainda movimenta cerca de R$ 8 bilhões em faturamento e 52 setores da economia

74,75 % foi a média de ocupação dos hotéis paulistanos em junho

Matéria completa AQUI

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Deu no jornal: Praça em SP recebe esculturas do artista italiano Emendabili

 Duas esculturas do italiano Galileo Emendabili (1898-1974) que pertenceram à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira foram inauguradas ontem em um espaço público, a praça Luís Carlos Paraná, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.
A decisão de colocar as obras na praça foi do juiz Fausto Martin de Sanctis, que condenou Edemar a 21 anos de prisão e distribuiu mais de 10 mil peças da sua coleção para outros museus da capital paulista.




Materia da Folha aqui
veja reportagem em video:

sábado, 9 de agosto de 2008

Deu no jornal: Escola estadual de São Paulo vai avisar pais sobre faltas

A volta da caderneta escolar... muito aluno agora vai levar pito em casa...
MARCELA FONSECA

do "Agora"

As escolas estaduais de São Paulo passarão a informar, a partir de segunda-feira, os pais e responsáveis sobre o excesso de faltas dos alunos. A lei foi sancionada em junho pelo governador José Serra (PSDB), para evitar a evasão.

Segundo a lei 13.068, as diretorias das escolas deverão comunicar os pais quando os alunos excederem 20% de faltas no ano. Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude também serão avisados.

A determinação tem "caráter meramente preventivo" e visa a reduzir o número de alunos reprovados por falta e a evasão escolar. Hoje, alunos que atingem 25% de faltas são reprovados automaticamente.

A escola decidirá se o aviso será dado por escrito, por telefone ou com a visita à casa do responsável. A notificação "é importante para que os pais sintam a responsabilidade pela educação dos filhos e acompanhem o desempenho deles na escola", afirma nota da Secretaria da Educação.

materia completa aqui

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

SP: Obras roubadas da Pinacoteca são recuperadas

Fonte site Terra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3060590-EI5030,00.html



Dois quadros que haviam sido roubados da Estação Pinacoteca, em São Paulo, foram recuperados pelo Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), na noite de quarta-feira. Agentes encontraram as obras Mulheres na Janela, de Di Cavalcanti, e Casal, de Lasar Segall, com o homem identificado como Edmilson Silva do Nascimento, 29 anos, em Guaianazes, zona leste de São Paulo.


» Pinacoteca: quadro achado está perfeito
» SP: homens levam obras da Pinacoteca
» Veja fotos das obras roubadas


http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3060590-EI5030,00.html

Parceiros

Blogaram e digitaram

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO