domingo, 24 de agosto de 2008

Sobre a resenha, posts pagos e outras historias de problogers!






Três semanas atrás recebi um e-mail de uma agencia de publicidade especializada em internet. Que me perguntava se toparia receber uma copia da biografia de Paulo Salim
Maluf.
E se depois de ler poderia postar uma resenha.
Nessa hora há muito já tinha na mente uma matéria sobre post pagos. Isso após uma certa confusão que houve no universo dos problogers e afins.
No caso o lançamento do novo isotônico da Coca Cola: o I9.
Na questão da I9, vários blogueiros receberam uma amostra para degustação, e agência de publicidade da Coca pediu para cada um posteriormente publicar um post de opinião sobre a mesma. Para quem não soube do caso houve uma certa celeuma, pois ficou no ar uma discussão sobre se deveriam ou não postar, se seria considerado um post pago#, se seria ético, e por fim, se as opiniões seriam verdadeiras.

Coloque-se no lugar de um deles... Chega a gigante Coca Cola company e te pede uma opinião sobre um produto.
É ai? Ficar "de mal" com a Coca ou não (deve ter tido neguinho pensando: Faço um post legal é de repente as portas das agências de publicidade se abriram para mim, e dinheiro saira voando dê-la para cá.).  Outros pensaram: Oba mais brindes virão (quem sabe uma viagem com tudo pago ate Atlanta* ou Las Vegas...).
Eu já tinha ganho algumas coisas via Web, através de participações em sites. Mas nada de alto valor. Cerveja, brindes, um livro (que alias nunca chegou), e ingressos de teatro e Pré-estréia no cinema.
Portanto de baixo valor. Assim como o livro de Maluf.

Eu pessoalmente não me importo em ter opinião.
E dou de bom grado a mesma todos os dias em meus blogs.
Seria contra-senso não dar opinião sobre um livro não é?
Ainda mais se o tema ser justamente relativo a um de meus blogs. No caso a cidade de São Paulo e seus personagens e historias, além dos problemas da cidade.
E cheguei a imaginar a possibilidade escrever sobre o assunto em alguma oportunidade (Tanto do caso I9 como da Biografia).
No caso da Coca/I9, acho que ter opinião não seria antiético desde que assim como faço agora, ficasse claro desde o inicio que houve um pedido.
E que o blogueiro aceitou e tem de certa forma a ver com o conteúdo do blog.  Já pensou se houve-se um blog tipo Eu odeio a Coca Cola (só falta haver um!) e o sujeito posta um texto a favor de uma bebida da mesma (e eu sei que é ilógico, pois a agencia não o escolheria).
Bom... Para encerrar posto hoje tanto a minha resenha como este texto, para que meus parcos leitores (parcos**mas de uma boa vontade imensa para com este humilde e iletrado escritor) saibam da situação como o texto e o livro saíram.

Posso até postar uma opinião, mas jamais sem abrir o jogo com os meus leitores.

*sede da Coca Cola
**Para alguns que não saibam o significado desta palavra: Poucos

Trechos das mensagens trocadas com a agência:

editora: A nossa idéia é enviar um exemplar do livro para que você possa escrever uma resenha a respeito, com a sua opinião sincera, seja ela positiva ou negativa.
Por favor, me avise se há interesse.
minha resposta:
Sim se for sem compromisso..
Mas admito que provavelmente terei opinião.
abraços
editora:
Então...é sem compromisso sim, gostaria muito que vc comentasse a respeito do livro, se possível com foto e link para o mini-site.
Queremos que vc dê a sua opinião sincera a respeito do livro, não se preocupe quanto a isso.
# Post pago: é quando um cliente ou agência paga para um blog postar sobre determinado assunto. Prática oriunda da propaganda, onde o negócio das agências é comprar espaço e (não é uma crítica, é um fato) não conquistar relacionamentos. Neste caso, as agência contratam blogs que tenham uma grande audiência e têm certeza que esta mensagem será vista por ela.

Leia mais:

Resenha: Ele. Maluf, Trajetória da Audácia

Profissionais defendem ação da Coca com blogueiros

Coca-Cola lança i9 Hidrotônico com ação para blogueiros

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Parceiros

Blogaram e digitaram

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO