domingo, 24 de agosto de 2008

Rebeldia sem causa ou desviada?

REBELDIA
texto:
Marcelo Soares

O Brasil vive dias interessantes. O STF permitiu que políticos de notórios antecedentes sejam candidatos, pouco antes de proibir a polícia de algemar quem prende. A Istoé diz que o secretário do PT teria desviado R$ 700 milhões. O trânsito de São Paulo continua caótico, e os candidatos ficam apontando um para o outro. Um amigo meu, depois de ser multado pela patrulha da cachaça, defende que se passe a encher a lata em casa, deixando a cidade para os bandidos - que já estão tomando conta dela, afinal.

Com todo esse contexto na cabeça, eu abri um sorriso quando vi muitos jovens e alguns adultos se reunindo sob vão livre do Masp, neste sábado nublado, carregando cartazes, para um barulhento protesto. A polícia também se aproximava. Na última vez em que vi isso, quando o Bush esteve em São Paulo, demorou pouco pra rolar bombas de efeito moral.


Bom, durou pouco minha alegria. O protesto era contra o fim do grupo mexicano Rebelde, vulgo RBD. Eu mal sabia que eles existiam, agora fico sabendo que vai acabar. Os adultos dentro do grupo estavam lá para acompanhar os filhos. Nada de "fora Lula", nada de "fora Kassab", nada de "fora Serra", nada de "Dunga, pede pra sair".

A gritaria saiu caminhando pela Paulista. Camionetes da Pepsi aproveitaram o ensejo para promover o refrigerante, no que foram devidamente atendidos pelos adolescentes de anteninhas e asinhas de anjo. Uma rebeldia de shopping-center, enfim, devidamente empacotada para consumo imediato.

Os pais, por sua vez, faziam clássicas caras de "onde é que eu vim amarrar meu bode". Os que passavam em carros cheios de pré-púberes com cartazes ainda faziam-lhes o favor de buzinar na passeata.

Ótimo: eles já aprenderam a forma, já aprenderam a organizar um protesto. Falta só o conteúdo. Assunto não vai faltar se, a partir de amanhã, ao abrirem o jornal pra ver se falaram do protesto, eles se derem ao trabalho de olhar o restante do noticiário.
Do blog:
E você com isso?: Rebeldia

leia mais:

Quadro de avisos: Vamos fazer uma passeata na av. Paulista?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Parceiros

Blogaram e digitaram

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO