Deu no Jornal: Estado e iniciativa privada devem quase duplicar a Tietê
Início de obras de R$ 1 bilhão está previsto para 2009; expectativa é reduzir trânsito em 12% e acidentes em 50%
Eduardo Reina, de O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A Marginal do Tietê, em São Paulo, deve virar um grande canteiro de obras já em 2009, com a construção de 15 quilômetros de pistas nos dois sentidos, além de alças de acesso entre o entroncamento com a Avenida do Estado e a Ponte do Tatuapé. Para 2010 ainda está previsto o início da ampliação das pistas num trecho de 4 quilômetros entre a Rodovia Ayrton Senna e a ponte de acesso à Via Dutra.
No total, esses dois lotes de obras - que vão acrescentar 19 quilômetros à Marginal, que hoje já conta com 24,5 quilômetros - custarão R$ 1 bilhão, divididos entre governo e iniciativa privada. Segundo técnicos estaduais, a remodelação deverá garantir uma redução de 12% nos congestionamentos, de 40% no tempo de viagem e de 50% no número de acidentes ao longo da via.
O projeto prevê a redução de áreas livres entre as pistas locais e expressas, além de um estreitamento de faixas e acostamentos. Haverá locais com até 11 pistas de cada lado. O primeiro lote de obras, estimado em R$ 805 milhões, ficará por conta do governo do Estado, segundo o secretário dos Transportes, Mauro Arce. A outra fase estará sob responsabilidade da empresa que ganhar a concessão do complexo Ayrton Senna-Carvalho Pinto - com obras atualmente orçadas em R$ 27,1 milhões.
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