domingo, 21 de setembro de 2008

Deu no Jornal: Metrô libera uso de bicicleta durante a semana

da Folha de S.Paulo

Ciclistas poderão viajar no metrô de São Paulo de segunda a sexta-feira, das 20h30 até o fechamento das estações. Até então, o acesso das bicicletas estava restrito aos finais de semana.

Serão permitidas apenas quatro bicicletas por trem, e elas somente poderão ser embarcadas no último vagão.
A partir deste sábado os horários permitidos para ciclistas nos finais de semana também serão ampliados, indo das 14h do sábado até o fechamento das estações (1h da manhã de domingo) e durante todo o domingo enquanto os trens funcionarem -das 4h40 à meia-noite.
Nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que permite o acesso com bicicletas nos trens somente aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento do Programa Ciclista Cidadão também foi ampliado --aos sábados vale a partir das 14h e aos domingos e feriados, das 4h à meia-noite.


Para Sérgio Augusto Affonso, do CAB (Clube dos Amigos da Bike), a medida é positiva. "É uma iniciativa válida, que ajuda a inserir a bicicleta na sociedade. O Metrô vai poder avaliar a demanda e até ampliar o horário para o dia todo", afirma.
Ele se diz favorável à ampliação da medida, com exceções para os horários de pico de manhã e no final da tarde, quando o fluxo de pessoas nas estações é maior do que no resto do dia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Metrô afirmou, entretanto, que não há previsão de expansão do horário, pois o "carregamento de passageiros durante o dia já é bastante expressivo".
O CAB, que organiza bicicletadas noturnas todas as quartas, irá testar hoje os novos horários. De acordo com Affonso, um grupo de ciclistas sairá às 21h do parque das Bicicletas, próximo ao parque Ibirapuera (zona sul da cidade), em direção à estação Ana Rosa do metrô, também na zona sul.
Até o final de setembro, o Metrô prevê disponibilizar sete novos bicicletários em diversas estações --com 350 vagas ao todo-- e oito locais onde as bicicletas poderão ser acorrentadas (chamados de paraciclos). Serão oferecidas 20 vagas nos paraciclos em cada estação.
O Metrô também promete, até o final do mês, a implantação do serviço de empréstimo de bicicletas.
da Folha de S.Paulo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Parceiros

Blogaram e digitaram

Widget UsuárioCompulsivo

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO